"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 08:32

domingo, 22 de setembro de 2013

Jesus e o Conflito

Olá pessoal! No estudo anterior vimos sobre Deus e o conflito. Hoje estudaremos sobre Jesus e as estratégias de Satanás na tentativa de jogar a Verdade por terra. Vamos lá? Comecemos com João 14: 6 para entendermos quem é Jesus:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Vamos ler também I Timóteo 2: 5:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Vimos no versículo acima que Jesus é o nosso ÚNICO mediador, ou seja, nosso ÚNICO INTERCESSOR. Infelizmente, Satanás quer mudar as doutrinas sobre Jesus, já que não conseguiu derrotá-lo. Jesus é o nosso único mediador, porém algumas igrejas colocaram santos para interceder sobre as pessoas (santo casamenteiro, santo das causas impossíveis,...). Satanás está distorcendo as doutrinas de Jesus, naqueles que não estudam a Bíblia, seguem doutrinas de homens e não buscam a verdade.

Desde quando ainda estava no céu, Lúcifer odeia Jesus. Vemos a peleja no céu entre o dragão (Lúcifer) e Miguel (Jesus) em Apocalipse 12: 7:
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos.
Satanás também tentou atrapalhar o nascimento de Jesus. Na época, sacerdotes maus acabavam engravidando mulheres. Ao descobrir a gravidez, elas diziam que isso ocorreu por obra do Espírito Santo. Mas isto foi o que realmente aconteceu com Maria (obra do Espírito Santo). Então, muitas pessoas não acreditaram nela, achavam que ficou grávida de algum sacerdote.
Vemos também que Herodes queria matar Jesus logo em seu nascimento, em Mateus 2: 13; 16:
E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.

Aos 30 anos, Jesus foi batizado nas águas por João Batista. Depois, foi ao deserto por 40 dias. Lá, houve uma discussão entre Jesus e Satanás, e nisso percebemos o quanto o inimigo conhece a Palavra de Deus. Lemos esse fato em Mateus 4: 3-10:

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Vocês viram que afronta? Satanás também citando trecho da Bíblia... Huuummmm...

Agora eu pergunto: Satanás queria que Jesus morresse? Pois bem, houve um tempo em que o inimigo quis a Sua morte, quis que Ele pecasse. Mas depois, vendo que Ele realmente tinha um coração puro, não quis mais a Sua morte, pois, o que Satanás ganha com a morte de um cristão?! Um a menos pra coleção dele, não é mesmo? Quem morre em Deus, é um caso perdido para o Diabo!
Vemos também em Mateus 16: 21-23, Satanás usando pessoas a volta de Jesus, tentando atrapalhar os planos de Deus:
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

Lembremos que os discípulos, mesmo sendo seguidores de Jesus, também eram humanos, portanto, pecadores.

Mas calma, finalmente tenho uma ótima notícia. Ela está em II Coríntios 5: 17:
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Ou seja, quem está em Cristo, é um vencedor!!! Amém?! Que possamos juntos ser vencedores em Cristo!

Tenham uma ótima semana!


domingo, 15 de setembro de 2013

Deus e o Conflito

Boa tarde internauta! Que bom que estamos nos encontrando novamente! Que este estudo te ajude a saber ainda mais da preciosa Palavra do Senhor. A partir de hoje você vai saber quais são as estratégias do inimigo para pisar na Verdade. No estudo anterior você aprendeu que há cinco colunas da Verdade: Deus, Jesus, Espírito Santo, Bíblia e Mandamentos. Hoje, falaremos sobre a primeira coluna (DEUS) e o Conflito.
Primeiro eu pergunto: você realmente conhece a Deus? De acordo com I João 4:8:
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Portanto, se você ama, então você conhece a Deus. E também concluímos que, se Deus é amor, Satanás é ódio, concorda?

Então vamos partir para Daniel 8: 12:


...e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou.
Ou seja, a estratégia do Inimigo é lançar a Verdade por terra. Mas aí vem outra pergunta: Satanás pode lançar Deus por terra??? Lógico que não!!! Ele não tem tanto poder assim, não é mesmo?! Mas então, se ele não consegue lançar Deus por terra, como ele faria para tentar pisar na primeira Verdade, que é Deus?!
Primeiramente, vamos analisar três tributos que damos a Deus:
1. Deus é amor: I João 4: 8: Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
2. Somente Deus é digno de adoração: Mateus 4: 10: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
3. Somente Deus pode perdoar o pecador: I João 1: 9: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Agora veja qual é o maior sonho de Satanás em Isaías 14: 12-14:
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Vemos que o sonho dele era simplesmente ser semelhante a Deus! Absurdo, não?! É óbvio que isso não é possível! Leia Apocalipse 12: 9:
E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi atirado para a terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Naquele momento o sonho de Lúcifer caiu por terra, amém?!
Você percebeu para onde o Inimigo foi depois de ser expulso do céu? Ele veio para a Terra! E aqui ele começou a trabalhar para que Adão e Eva também caíssem em pecado. Veja em Gênesis 3: 1-5:
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Preste muita atenção neste último versículo: "SEREIS COMO DEUS"! Naquele momento Satanás queria convencer o casal a ter o mesmo sonho que ele: ser semelhante a Deus. E infelizmente, o casal pecou...
Lembre-se que Satanás não parou por aí. Ele também quer fazer você cair em pecado e jogar a Verdade de Deus por terra. Ele é insistente, portanto, fique atento. Vamos analisar mais alguns detalhes:
Você acredita que os anjos merecem receber adoração? Há por aí doutrinas sobre anjos... Muitas pessoas se ajoelham para orar a anjos... Mas vamos ver o que diz a nossa Bíblia sobre isso em Apocalipse 22: 8-9:
E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.

Acho que nem preciso comentar...
E os discípulos? Será que eles mereciam receber adoração? Leia Atos 10: 25-26:
E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.

Há pessoas que adoram o sol, a lua, as estrelas, estátuas,... E infelizmente também há cristãos que se curvam diante de pessoas: líderes religiosos, pontífices religiosos,... Homens confessando seus pecados para outros homens... E a Bíblia diz que devemos adorar somente a Deus! Analise a sua vida agora... Você está cometendo esses erros?
Deus não quer que você viva uma religião de fachada ou de aparência. Deus quer que você ame a Ele e ao próximo! Podemos fazer uma comparação entre o matrimônio X o amor a Deus e ao próximo. No relacionamento, basta simplesmente dizer "eu te amo"? Espero que sua resposta seja um grande e sonoro "não"! Pois bem... Para manter o relacionamento vivo, precisamos agir! Saia do caminho errado, adore somente a Deus, confesse seus pecados somente a Deus, ame a Deus, ame ao seu próximo!
O meu desejo é que você realmente queira restaurar a Verdade no seu coração!
Tenha uma ótima semana!


terça-feira, 10 de setembro de 2013

As Colunas da Verdade

Bom dia querido (a)!
Vamos continuar com os nossos estudos?!
Hoje o tema é bem fácil, você vai gostar! Nós veremos quais são as cinco verdades confirmadas na Palavra de Deus.
A primeira Verdade é DEUS, como descrito em Jeremias 10: 10:
Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.
A segunda Verdade é JESUS, podemos confirmar em João 14: 06:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
A terceira Verdade é o ESPÍRITO SANTO, como está em I João 05: 06:
Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
Também lemos em João 16: 13:
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
A quarta Verdade é a PALAVRA, ou seja, a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras,... Tudo bem, já deu pra entender né?! ;-) Comprovamos isso lendo João 17: 17:

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
E a quinta Verdade são os MANDAMENTOS, isto é, a Lei de Deus, como veremos em Salmos 119: 151:

Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade.
Para esta última Verdade, a Bíblia também a descreve como LEI. Em Salmos 119: 142 diz:

A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
Agora, o que devemos fazer em relação a todas essas Verdades? João 8: 32 responde:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Ok! Mas se eu conhecer a Verdade, ela vai me libertar de que afinal?! Ahhhh, meu (a) amigo (a)... A Verdade vai te libertar de muita coisa: pecado, engano, falsos profetas, morte eterna,...

Agora preste muita atenção neste versículo, João 8: 31:
Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.
Veja bem, Jesus não está pedindo para você seguir as tradições da sua igreja, ou seguir a opinião da maioria... Você será um verdadeiro discípulo de Jesus se permanecer na Palavra, na nossa valiosa Bíblia Sagrada! Sobre isso podemos ler Oseias 4: 1-3, 6:

Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.
Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Antes de agir de alguma maneira, veja se na Bíblia essa ação é correta perante Deus ou se você está simplesmente seguindo costumes que não são inspirados por Deus, mas são leis dos homens. Se você está agindo de acordo com a segunda opção, tenho uma ótima notícia para você: ainda há tempo!!! 
Sobre os 10 Mandamentos, Jesus faz um resumo deles em Mateus 22: 34-40:
E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Você vê que Jesus disse que destes dois mandamentos dependem toda a Lei. Por que Ele diz isso? Pegue sua Bíblia e analise os 10 Mandamentos, que estão em Êxodo 20. Os quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao amor a Deus (o que Jesus disse ser o 1º grande mandamento). Já do 5º ao 10º mandamento, o foco é no amor ao próximo (o 2º grande mandamento). Infelizmente, muitas pessoas se atentam apenas nos dois grandes mandamentos que Jesus citou, achando que são dois simples mandamentos e o resto não precisa ser seguido. Mas se esquecem que o próprio Cristo explicou que destes dois mandamentos DEPENDEM TODA A LEI E OS PROFETAS. Ele mesmo dá a resposta!

Agora uma pergunta: quem conhece toda a Verdade é liberto? Resposta: Não!!! Um exemplo: Satanás! Você por acaso não acha que ele é bobo né?! Ele conhece toda a Verdade de trás pra frente e acho que até de ponta cabeça! Mas eu e você sabemos que ele não será liberto. E infelizmente, para quem não se firma na Verdade, eis um versículo bem "pesado", em João 8: 44:
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai (o diabo). Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Qual é a lição que tiramos disso? Que além de conhecermos a Verdade, temos que nos firmar nela! É a famosa práxis, a união entre teoria e prática! E você, está estudando e praticando? Se sim, amém! Se não, comece hoje!!! 
Tenha uma semana abençoada e até a próxima!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Como entender as profecias da Bíblia?!

Boa noite pra você que veio visitar o nosso blog!
Hoje nós vamos analisar os diversos símbolos contidos nas profecias da Bíblia. Para começar, vamos entender como devemos estudar a Palavra de Deus adequadamente:
"Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali" Isaías 28:10.
Por este versículo entendemos que a Bíblia nos explica tudo, tem todos os temas, mas em locais diferentes. Não há uma página "X" falando apenas do tema "Y". Assim também se estuda o Apocalipse, unindo-o com outros textos da Bíblia.
Agora, como entender as profecias? Lembrando que, como vimos no estudo anterior, não se entendem como se lê. Vejamos um exemplo: Apocalipse 12: 1-6:
E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.
E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.
E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.
E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.
Você deve estar se perguntando: Hãm?! :-/
Mas fique calmo (a), vamos ver qual o significado de algumas dessas palavras, sempre utilizando a Bíblia como nossa fonte de pesquisa!
ANIMAL: Leia Daniel 7 (visão de quatro animais). Você verá que "animal" pode significar "rei" (versículo 17) ou "reino" (versículo 23). Depende do contexto.
MULHER: Vamos ler Efésios 5:23:
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Ou seja, mulher = igreja. Vale destacar que há relatos de mulheres na Bíblia. Mas o que estamos querendo dizer aqui é o significado dessa palavra nas PROFECIAS, ok?!
ÁGUA: Veja Apocalipse 17:15:
E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.
Vimos que água = povos.
DIA: Leia Ezequiel 4: 6:
E, quando tiveres cumprido estes dias, tornar-te-ás a deitar sobre o teu lado direito, e levarás a iniquidade da casa de Judá quarenta dias; um dia te dei para cada ano.
Veja também Números 14: 34:
Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.
Ou seja, um dia quer dizer um ano.
Um detalhe importante: vamos ler II Pedro 3: 8, 9:
"Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento".
Isso não é uma profecia. Apenas mostra que Deus está acima e além do tempo! Ele é onipotente (tem todo o poder), onipresente (está em todos os lugares) e onisciente (sabe todas as coisas).
Continuando...
VENTOS: Leia Jeremias 51: 1-5. Você verá que ventos significa guerras.
CHIFRES: De acordo com Apocalipse 17: 12 pode significar poder, rei e reino.
TEMPOS: Vamos ver Daniel 11: 13:
Porque o rei do norte tornará, e porá em campo uma multidão maior do que a primeira, e ao fim dos tempos, isto é, de anos, virá à pressa com grande exército e com muitas riquezas.
Um tempo = um ano.
DRAGÃO (essa é fácil!): Veja Apocalipse 12: 9:
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
CORDEIRO (mais fácil ainda!): Vamos ler João 1: 29:
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
CAUDA (rabo): Isaías 9: 15:
O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda.
Ou seja, cauda significa falso profeta. Vimos no início, o texto de Apocalipse dizendo que a cauda do dragão arrastava a terça parte dos anjos do céu. Quer dizer que o engano / falsidade de Satanás arrastou aqueles anjos.
ESTRELAS: Lendo Daniel 12: 3 e Apocalipse 12: 4, percebemos que estrelas são os anjos e pregadores do evangelho. Ou seja, são os mensageiros de Deus.
Foi difícil?! Não muito né?! Bem, mais a frente entraremos no contexto da Bíblia e entenderemos o que Deus quer nos dizer com suas mensagens bíblicas. Mas você pode estar se perguntando: Por que a Bíblia foi escrita nessa linguagem simbólica e complicada? Na verdade, quando o Apocalipse foi escrito por João, os cristãos estavam sendo perseguidos. Então Deus fez assim para que a Bíblia não fosse destruída pelos perseguidores por causa das profecias. Lucas 8: 10:
E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
Assim, nós que buscamos a Verdade, compreenderemos a Palavra de Deus por meio de Sua graça! Precisamos entender muito bem Sua mensagem para saber a Verdade, Suas leis e Seus propósitos.
Que Deus te abençoe! Tenha um ótimo final de semana!

domingo, 1 de setembro de 2013

O Livro que revela tudo!

Olá querido (a) leitor (a)!
É com muita alegria que hoje vou postar o nosso primeiro estudo bíblico! Eu e meu esposo faremos isso cerca de duas ou três vezes por semana, ok?! Queremos muito que você nos acompanhe nessa caminhada junto ao nosso Senhor Jesus Cristo!
O primeiro guia de estudos bíblicos que utilizaremos como base será O Grande Conflito (Luís Gonçalves). O estudo de hoje é bem tranquilo, de fácil compreensão. Falaremos sobre a Bíblia, o Livro que revela tudo!
Começaremos com a leitura de Apocalipse 01: 03:
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
De que tempo estamos falando? O tempo do fim, a volta de Jesus. Aqui entendemos que lendo, ouvindo, guardando as palavras das profecias escritas na Bíblia, estaremos nos preparando para a chegada desse tempo.
Conhecendo a Bíblia Sagrada original: Ela tem 66 livros, sendo 39 no Velho Testamento (VT) e 27 no Novo Testamento (NT). Vale destacar que a Bíblia romana possui 73 livros, pois a Igreja Romana acrescentou os chamados Livros Apócrifos (ocultos) em 1592, com autorização do Papa Clemente VIII. Estes livros ocultos são: I Macabeus, II Macabeus, Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc. A Igreja Romana também acrescentou algumas informações nos livros de Ester e Daniel.
Uma curiosidade bem interessante: você sabe quantas pessoas escreveram a Bíblia? E em quanto tempo ela foi escrita? Alguns acham que uma pessoa só escreveu, outros acreditam que apenas os discípulos escreveram. Mas na verdade, cerca de 40 pessoas escreveram a Bíblia, inspirados por Deus a todo momento, demorando, ao todo, cerca de 1600 anos! Estudando mais este Livro, você vai perceber como é impressionante a coerência entre os textos, mesmo sendo escritos em épocas diferentes. TUDO na Bíblia se completa!!! Como Deus é perfeito, não é mesmo?!
A Bíblia foi escrita originalmente em três línguas: hebraica, grega e aramaica. Mas lembre-se: cerca de 40 pessoas escreveram, mas o único autor é DEUS.
Além da divisão entre VT e NT, podemos dividir a Palavra de Deus em 5 partes, para um estudo mais organizado. Segue abaixo:
1. HISTÓRIA: São os livros históricos. Exemplos: história da criação, de Adão e Eva, da queda, de Sansão e Dalila, de Davi e Golias, entre outras. Cerca de 90% desses textos nós entendemos como se lê. 10% estão em linguagem simbólica (profética). Estes livros são: de Gênesis a Ester (VT) e Atos dos Apóstolos (NT).
2. POESIA: São os livros escritos em linguagem poética. Exemplo: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará". 85% se entende como se lê, 15% está em linguagem simbólica. São os livros: Jó, Salmos, Provérbios, Cantares e Eclesiastes.
3. PROFECIA: É onde está mais marcante a luta entre o bem e o mal. Estes textos são mais complexos, 95% não se entende como se lê! Apocalipse é o livro mais complexo da Bíblia. São os livros: Isaías a Malaquias, Daniel e Apocalipse.
4. EVANGELHOS: Narram a vida, sacrifício, morte e ressurreição de Jesus, falando também sobre a Sua volta. 85% se entende como se lê e 15% é linguagem simbólica (as parábolas). Estes livros são: Mateus, Marcos, Lucas e João (NT).
5. CARTAS: 90% se entende como se lê. São os livros de Romanos a Judas, lembrando que este não é o Judas Escariotes que traiu Jesus, é outro Judas... :-)
*Diferença entre linguagem literal e linguagem simbólica:
-Literal: Quando Jesus disse ao paralítico para este levantar e andar. Ele realmente levantou e andou.
-Simbólica: Quando Jesus disse que ele é o Pastor e nós somos as ovelhas. Ele quer dizer que Ele que nos guia pelo caminho certo. É linguagem simbólica porque acredito que nem eu e nem você somos ovelhas...............
Em relação as profecias, muita gente não estuda por não compreendê-las. Mas não se preocupe, no decorrer dessas semanas nós vamos estudá-las calma e claramente.
Vale destacar que a própria Bíblia fala do erro de não conhecermos as Escrituras. Vamos ler Mateus 22: 29:
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
Não conhecendo a Palavra de Deus, nós acabamos errando! Querido (a) leitor (a), se você não estuda as Escrituras, a partir de hoje, não erre mais.
Agora, pense comigo no último versículo de hoje, João 08: 32:
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Continue participando dessa série de estudos, conheça a Verdade e seja um (a) vitorioso (a) nessa guerra entre o bem e o mal!
Tem alguma dúvida, opinião, comentário ou até mesmo um pedido de oração? Poste logo abaixo, participe!
Tenha uma ótima semana com as bençãos de Deus!