"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 08:32

terça-feira, 10 de setembro de 2013

As Colunas da Verdade

Bom dia querido (a)!
Vamos continuar com os nossos estudos?!
Hoje o tema é bem fácil, você vai gostar! Nós veremos quais são as cinco verdades confirmadas na Palavra de Deus.
A primeira Verdade é DEUS, como descrito em Jeremias 10: 10:
Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.
A segunda Verdade é JESUS, podemos confirmar em João 14: 06:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
A terceira Verdade é o ESPÍRITO SANTO, como está em I João 05: 06:
Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
Também lemos em João 16: 13:
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
A quarta Verdade é a PALAVRA, ou seja, a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras,... Tudo bem, já deu pra entender né?! ;-) Comprovamos isso lendo João 17: 17:

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
E a quinta Verdade são os MANDAMENTOS, isto é, a Lei de Deus, como veremos em Salmos 119: 151:

Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade.
Para esta última Verdade, a Bíblia também a descreve como LEI. Em Salmos 119: 142 diz:

A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
Agora, o que devemos fazer em relação a todas essas Verdades? João 8: 32 responde:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Ok! Mas se eu conhecer a Verdade, ela vai me libertar de que afinal?! Ahhhh, meu (a) amigo (a)... A Verdade vai te libertar de muita coisa: pecado, engano, falsos profetas, morte eterna,...

Agora preste muita atenção neste versículo, João 8: 31:
Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.
Veja bem, Jesus não está pedindo para você seguir as tradições da sua igreja, ou seguir a opinião da maioria... Você será um verdadeiro discípulo de Jesus se permanecer na Palavra, na nossa valiosa Bíblia Sagrada! Sobre isso podemos ler Oseias 4: 1-3, 6:

Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.
Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Antes de agir de alguma maneira, veja se na Bíblia essa ação é correta perante Deus ou se você está simplesmente seguindo costumes que não são inspirados por Deus, mas são leis dos homens. Se você está agindo de acordo com a segunda opção, tenho uma ótima notícia para você: ainda há tempo!!! 
Sobre os 10 Mandamentos, Jesus faz um resumo deles em Mateus 22: 34-40:
E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Você vê que Jesus disse que destes dois mandamentos dependem toda a Lei. Por que Ele diz isso? Pegue sua Bíblia e analise os 10 Mandamentos, que estão em Êxodo 20. Os quatro primeiros mandamentos dizem respeito ao amor a Deus (o que Jesus disse ser o 1º grande mandamento). Já do 5º ao 10º mandamento, o foco é no amor ao próximo (o 2º grande mandamento). Infelizmente, muitas pessoas se atentam apenas nos dois grandes mandamentos que Jesus citou, achando que são dois simples mandamentos e o resto não precisa ser seguido. Mas se esquecem que o próprio Cristo explicou que destes dois mandamentos DEPENDEM TODA A LEI E OS PROFETAS. Ele mesmo dá a resposta!

Agora uma pergunta: quem conhece toda a Verdade é liberto? Resposta: Não!!! Um exemplo: Satanás! Você por acaso não acha que ele é bobo né?! Ele conhece toda a Verdade de trás pra frente e acho que até de ponta cabeça! Mas eu e você sabemos que ele não será liberto. E infelizmente, para quem não se firma na Verdade, eis um versículo bem "pesado", em João 8: 44:
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai (o diabo). Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Qual é a lição que tiramos disso? Que além de conhecermos a Verdade, temos que nos firmar nela! É a famosa práxis, a união entre teoria e prática! E você, está estudando e praticando? Se sim, amém! Se não, comece hoje!!! 
Tenha uma semana abençoada e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário